Para saber se a empresa é uma boa pagadora de dividendos, o acionista pode realizar uma consulta no site de “Relações com Investidores” de cada empresa, onde costumam estar disponíveis todos os números em determinados períodos, incluindo informações sobre os dividendos pagos aos seus acionistas.
Na página da B3 também é possível fazer a consulta. Além disso, há como acompanhar através de indicadores, como Dividend Yield, no entanto, é preciso se aprofundar e analisar não só o histórico de pagamentos de dividendos da companhia, mas também seus resultados passados. Essa análise mais profunda resultará em melhores escolhas baseadas no seu perfil e nos seus objetivos em relação aos rendimentos dos seus investimentos.
#Dúvida frequente:
- O que é Dividend Yield é como funciona?
O Dividend Yield é o indicador responsável por mostrar a relação entre os proventos pagos em dinheiro por uma empresa e a cotação das ações dessa mesma empresa no mercado. Podemos dizer que esse indicador representa qual foi o retorno relativo, o percentual em dinheiro que o investidor obteve a partir do pagamento dos proventos.
É um indicador fundamental para investidores que buscam montar uma carteira que dê ênfase em empresas que paguem dividendos.
Para calcular o Dividend Yield de uma empresa é bem simples, basta seguir a fórmula abaixo:
Dividend Yield = Dividendos pagos por ação / Valor unitário da ação
Exemplo:
Se uma empresa com uma ação a R$30 pagou R$6 de dividendo por papel, deve-se dividir 6/30. Logo, o DY é de 20% (pois 6/30 = 0,20 = 20%).
Importante lembrar que o cálculo é feito considerando o valor atual da ação. É preciso usar o valor pago na compra caso você queira calcular o DY de algum papel que adquiriu, por isto cada investidor tem o seu próprio DY.
Esse percentual mostra que cada ação retornou 20% em dividendo nesse período.
Encontrar o valor do DY possibilita comparar o rendimento dos dividendos entre empresas que um investidor esteja interessado em realizar aplicações, caso busque por bons dividendos, deve se atentar àquelas que tenham maior Dividend Yield.
Nos ajude a melhorar este conteúdo avaliando se essa informação foi útil ou não : )