É quando acontece alguma mudança na oferta de Subscrição, como: alteração no cronograma, elevação no risco, captação desejada não atingida ou, em casos raros, mudança no preço.
A Retratação é uma forma transparente da empresa ou fundo informar esse resultado aos acionistas.
Exemplo:
A oferta da empresa não atingiu a captação desejada, então, ocorrerá Retratação. Não há como saber se haverá Retratação, pois ela acontece durante ou no final do prazo da oferta de Subscrição, mas, ao reservar, você precisará escolher como quer seguir caso isso aconteça:
- Continuar com a Subscrição: caso uma Retratação ocorra, você segue com sua reserva nas mesmas condições de valor e quantidade, exceto se o preço mudar, o que é raro, mas, neste caso, a empresa oferecerá a opção de desistência.
- Cancelar o pedido de Subscrição: neste caso, se a empresa fizer qualquer alteração, mesmo que pequena, sua reserva será cancelada e você receberá o estorno total do valor, sem a possibilidade de poder voltar a exercer seu direito dessa vez.
- Continuar de forma proporcional, de acordo com as regras divulgadas pelo emissor e receber o estorno: se houver Retratação, a reserva será feita parcialmente de acordo com a proporção que a empresa definir, e você receberá de volta a diferença do valor. Isso significa que a quantidade e sua porcentagem de participação acionária final serão menores do que as previstas na reserva.
Fique atento!
A proporção da quantidade de direitos que os acionistas poderão subscrever após a Retratação será informada através de atualizações no Aviso aos Acionistas, disponibilizadas pela B3.
Avalie abaixo se este conteúdo te ajudou ou não com a sua dúvida! 😉