O Nubank, maior banco digital do mundo, anunciou, em setembro de 2020, a compra da Easynvest, maior corretora independente de investimento digital, com 1,6 milhão de clientes e mais de R$ 25 bilhões em ativos sob custódia. A aquisição marcou a entrada do banco em um novo mercado e levou o Nubank à liderança entre as plataformas digitais de investimento.
"Nos últimos sete anos, temos desafiado o status quo para criar uma nova geração de serviços na América Latina. Já libertamos 30 milhões de pessoas da complexidade do sistema financeiro por meio de serviços e produtos práticos, convenientes e totalmente focados no cliente. O nosso desejo é fazer isso também no setor de investimentos", afirmou David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
"O mercado de investimentos no Brasil ainda é muito complexo, com produtos caros e muitas distorções. Quanto menos favorecido o cliente, piores são as opções de investimentos. Vamos solucionar isso, replicando o modelo Nubank de levar simplicidade e eficiência para as pessoas, usando tecnologia e difundindo o nosso valor de foco total no cliente. Encontramos na Easynvest um parceiro que compartilha dos mesmos valores e do propósito de democratizar o acesso aos serviços financeiros", complementou Vélez.
"Nosso principal objetivo sempre foi promover o acesso das pessoas a investimentos, para que pudessem ter o maior rendimento de seu dinheiro. Agora com o Nubank, poderemos potencializar esse propósito e levar os serviços para ainda mais pessoas no Brasil e América Latina", disse Fernando Miranda, CEO da Easynvest.
O movimento do Nubank aconteceu em um momento de franca expansão do setor de investimentos no Brasil, devido, sobretudo, ao cenário de baixas taxas de juros. O número de investidores pessoa física aumentou 76% entre dezembro de 2019 e agosto de 2020 e está quase em 3 milhões, segundo dados da própria B3. Além disso, estimativas do setor apontam que o volume de ativos sob custódia pode passar de R$ 3 trilhões em 2020 para mais de R$ 5 trilhões em 2025.
A maior parte desse crescimento deve vir por meio de plataformas digitais. Uma pesquisa da McKinsey aponta que 93% dos investidores brasileiros se dizem confortáveis em usar canais digitais para investir e 61% tomariam as próprias decisões de investimentos sem um assessor direto.
Esta foi a terceira aquisição do Nubank em 2020. O banco digital comprou a consultoria de tecnologia Plataformatec no começo do ano e adquiriu a empresa americana de engenharia de software Cognitect dois meses atrás. O movimento demonstra que o banco digital está superando a pandemia com ainda mais solidez, começou o ano com 19 milhões de clientes e hoje já são 40 milhões. A aceleração da tendência digital levou inclusive a consolidar a base de consumidores de faixas etárias mais avançadas. Mais de 30 mil pessoas acima de 60 anos abriram contas a cada mês desde o início do isolamento social. Entre abril e junho de 2020, o volume de novos clientes nessa faixa foi 50% maior do que no mesmo período do ano passado.