Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são ativos que representam ações de empresas estrangeiras emitidas e negociadas no Brasil.
É uma forma simples de investir em empresas como a Disney, Google, Apple e até empresas brasileiras que abriram capital em outros países, diversificando o seu capital em outras moedas.
Quais são as características?
Para negociar BDRs, você deve usar os códigos de ativos corretos e eles irão variar de acordo com o tipo do ativo. A regulamentação dos BDRs – Instrução CVM nº 332, de 04 de abril de 2000 – os classifica em diferentes níveis, os programas de BDRs, conforme as características de divulgação de informações, distribuição e negociação e a existência, ou não, de patrocínio das empresas emissoras dos valores mobiliários objeto do certificado de depósito. Esses programas devem ser registrados na CVM.
Veja mais detalhes clicando aqui.
BDR's Patrocinados
São ativos que contam com a participação direta da empresa estrangeira durante todo o processo de emissão. Nesses casos, a empresa estrangeira participa da escolha da instituição depositária, emissão e negociação dos ativos, além de ter que prestar contas e emitir relatórios, como acontece com as ações negociadas na B3.
BDRs Patrocinados podem ser de Nível 1, Nível 2 ou Nível 3. Essa escala depende do tipo de distribuição e volume de informações sobre cada empresa.
- Nível 1 - Nos BDRs Patrocinados Nível 1, a empresa estrangeira não precisa estar registrada na CVM, sendo assim, as informações disponíveis aos investidores e as exigências regulatórias são menores;
- Nível 2 - Nos BDRs Patrocinados Nível 2, a empresa estrangeira precisa estar registrada na CVM. Isso significa que ela deve seguir as mesmas regras regulatórias que são exigidas aqui no Brasil;
- Nível 3 - Nos BDRs Patrocinados Nível 3, também é necessário que a empresa estrangeira esteja registrada na CVM. Isso significa que ela deve seguir as mesmas regras regulatórias que são exigidas aqui no Brasil. Porém, a negociação desse tipo de BDR pode variar:
-
- Se a emissão tiver sido por Oferta Pública, podem ser negociados por todos os clientes;
- Caso a emissão tenha acontecido por esforços restritos, esses BDRs ficam disponíveis apenas para Investidores Profissionais.
-
Quer saber mais? Acesse aqui!
BDR's Não Patrocinados
São ativos dos quais as empresas estrangeiras NÃO participam do processo de emissão. Nesses casos, a instituição depositária mantém uma conta em uma instituição custodiante no exterior e ali ficam depositadas e bloqueadas as ações que servem como garantia dos BDRS.
Além disso, nos BDRs Não Patrocinados só pode ser classificado como Nível 1.
A divulgação de informações importantes sobre a empresa estrangeira fica por conta da instituição depositária.
Quer saber mais? Acesse aqui!
Para negociar BDRs não existe fracionário, ou seja, para negociar na Bolsa o lote padrão é 1. Quando se negocia ações é o investidor que quer comprar abaixo de um lote padrão precisará colocar um F na frente do código para negociar no fracionário, exemplo é código ABEV3F.
Antigamente, o lote padrão de BDRs era 100 unidades, mas visando o desenvolvimento do mercado de Renda Variável e melhores condições de acesso aos investidores pessoas físicas nas ações internacionais e, consequentemente, dos investidores institucionais, a B3 reduziu os lotes padrões de BDRs.
Veja mais detalhes clicando aqui.
🎥 VÍDEO: O que é BDR?
Nos ajude a melhorar este conteúdo avaliando se essa informação foi útil ou não 😉