A mensagem de ativo bloqueado para negociação irá aparecer sempre que você tentar negociar um ativo na bolsa destinado a investidores qualificados. Se você possuir aplicações financeiras em valor superior a R$ 1 milhão, você pode ser classificado como Investidor Qualificado.
Na NuInvest, investidores cadastrados como Investidor Qualificado já conseguem enviar ordens de compra ou venda de ativos IQ no seu HB normalmente.
Além das pessoas físicas e jurídicas com mais de R$ 1 milhão em aplicações e que atestam conhecimento, são também considerados investidores qualificados:
1. As pessoas físicas que tenham certificados de qualificação técnica dentro da validade;
- Certificados CNPI (analistas de investimentos);
- Certificado CGA (gestores de recursos de terceiros);
- Certificado CEA (especialistas de investimento);
- Certificado CFP (planejadores financeiros);
- Certificado da Ancord (agentes autônomos).
2. Agentes autônomos, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários com alguma certificação aprovada pela CVM.
Cadastramento na NuInvest:
- Caso possua uma das certificações do mercado financeiro citadas acima, nos envie uma cópia do certificado e de um documento de identificação (RG atual ou CNH dentro do vencimento) para o e-mail: nuinvest@nuinvest.com.br para que possamos fazer a validação.
- Se você possui mais de R$1 milhão em aplicações financeiras para declarar sua condição de Investidor Qualificado, você deverá:
- Ler e assinar a declaração de condição de Investidor Qualificado (clique aqui para realizar o download) e nos encaminhe via e-mail (nuinvest@nuinvest.com.br) juntamente com um documento de identificação (RG atual ou CNH dentro do vencimento);
- Deverá também atualizar a Situação Financeira Patrimonial no Portal NuInvest em: Mais > Perfil > Situação Financeira Patrimonial.
- Se encontrar qualquer dificuldade e precisar de ajuda, entre em contato conosco pelo Chat digitando "Falar com especialista” e depois selecionando a opção “Questões Cadastrais”. Na sequência, você poderá falar com um de nossos especialistas.
Observação:
1. Se você estiver tentando vender um ativo e apareceu esta mensagem “Motivo da rejeição: Ativo bloqueado para negociação”. Entre em contato, via chat, de segunda a sexta-feira das 09h até 17h, e escreva "Falar com especialista” e depois selecionando a opção “Ações, FIIs, ETFs,BDRs”. Na sequência, você poderá falar com um de nossos especialistas.
2. A restrição a certos investimentos para Investidores Qualificados é necessária, tendo em vista que o investidor comum pode não ter ciência de todos os ricos envolvidos nesses produtos.
3. Leia a Instrução da CVM: http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/instrucoes/anexos/500/inst554.pdf
Nos ajude a melhorar este conteúdo avaliando se essa informação foi útil ou não 😉