A portabilidade interna é o processo de transferir os recursos do Plano de Previdência que o cliente já possui, para um outro plano que esteja disponível na prateleira da NuInvest. Este processo dá ao cliente a possibilidade de sair de um plano que atualmente não esteja mais atendendo seus objetivos financeiros para um outro que esteja mais adequado ao seu momento.
Atenção: O cliente pode fazer a portabilidade interna total ou parcial dos recursos. Realizando a portabilidade total, o plano antigo é cancelado assim que o recurso foi transferido para o novo plano.
Contrate o plano desejado no Portal ou Aplicativo NuInvest. Esta contratação do novo plano deve ser do mesmo tipo do plano que o cliente possui atualmente (VGBL ou PGBL) e mesma tributação (Progressiva ou Regressiva).
Após receber um e-mail de confirmação da Icatu informando que o novo certificado já está disponível, basta solicitar o processo de portabilidade no próprio site da Icatú seguindo o procedimento abaixo:
1. Acesse a área de cliente Icatu. Caso seja o primeiro acesso, terá que clicar em "Primeiro Acesso". Mas se já tiver login e senha e só fazer seu login normalmente.
2. Clique em "Previdência", "Investir", "Portabilidade", e escolha o plano de origem (este é o plano do qual os recursos irão sair);
3. Informe o valor que deseja portar. Nesta opção é possível definir se será uma portabilidade total ou parcial).
4. Aparecerá uma tela de resumo da transferência de recursos. Estando tudo em conformidade, você receberá um código em seu e-mail cadastrado para finalizar a operação. Este código é enviado pela própria Icatu.
5. Após realizar todos esses passos, o processo será realizado e a transferência de um plano para outro ocorrerá em até 10 dias corridos.
Observações:
- Se o portal não permitir a portabilidade é devido o plano estar em carência de contratação (60 dias) ou resgate (60 dias), assim será necessário aguardar o fim deste prazo para retornar o processo. Exemplo: se você aplicar na previdência em 15/05/2023, terá que aguardar até 15/07/2023 (60 dias) para solicitar a portabilidade para outro plano.
- Outra situação que pode fazer com que o portal não permita a sua portabilidade é a incompatibilidade dos planos, tipo ou tributação diferentes.
- Na portabilidade você não perde a contagem de anos para fins de imposto de renda. Por exemplo: imagine que em Maio/2019 você tenha aplicado na previdência com tabela regressiva e desde então não fez mais aportes. Caso solicite a portabilidade em Maio/2023 (4 anos após a contratação), esse aporte feito em 2019 entrará na previdência nova com alíquota de 30% de IR.
O processo de portabilidade externa continua fechado caso queira migrar de outra instituição para a NuInvest, mas não há impedimentos caso você possua um plano conosco e deseja migrar para outra instituição.
Caso queira seguir o procedimento inverso, acesse o artigo sobre como realizar o processo de Portabilidade da NuInvest para outra instituição.
Agora, se você ainda não possui um plano e deseja saber como adquirir um, saiba aqui como contratar um plano de previdência privada.
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