Existem diversos motivos para que uma Ordem seja rejeitada pela B3, desde eventos no ativo que paralisam a negociação, até mesmo problemas com a posição do cliente. Mas os mais comuns são aqueles relacionados com erros de digitação, que são facilmente corrigidos.
Primeiro, antes de começarmos a discutir quais são estes erros, vamos mostrar onde você pode consultar o motivo para recusa da sua ordem.
Como consultar o motivo?
No Home Broker, você pode ir em Negociação, Lista de Ordens. Na caixa que se abrirá na tela do seu Home Broker, você pode rolar para a direita e consultar mais detalhes, como o Mensagens que mostra o motivo da rejeição.
Plataforma de Iniciantes
Na plataforma de iniciantes, você pode ir na parte superior em Pedidos, selecionar a Ordem que consta como rejeitada e consultar o Motivo da Rejeição.
Abaixo é possível consultar os principais motivos de rejeição de uma Ordem:
1. Saldo Insuficiente
Esta rejeição pode ocorrer quando você já possui uma ordem de compra em aberto. Quando deixamos uma compra em aberto, o saldo fica comprometido com a ordem anterior para cumprir com a execução desta ordem. Desta forma, basta cancelar esta ordem para que seu saldo fique disponível novamente.
Ao enviar uma ordem de compra na modalidade Por Melhor Preço (a mercado), esta ordem chega na bolsa com preço superior à cotação do ativo no momento. Para mais informações acesse o artigo que trata sobre a definição das ordens por melhor preço e por preço desejado.
Se alguma das explicações anteriores não te ajudou neste caso, verifique o seu saldo para identificar se realmente é suficiente para o valor da compra total, e caso não seja basta enviar recursos para a NuInvest.
2. Plataforma
As plataformas realizam algumas validações para conferir se o preenchimento da sua Ordem está correto, antes mesmo de encaminhar a sua ordem à B3. Quando houver algum erro que a própria plataforma identifique, ela irá mostrar uma janela com o motivo e o que deve ser feito para corrigir.
3. Conta Inativa
Uma recusa muito comum é quando o cliente está com a sua conta inativa na B3 por algum motivo. Em geral, isso acontece quando a conta passa por longos períodos sem atualização. No motivo da recusa estará uma mensagem em Inglês Account not Available.
Para corrigir essa questão, basta entrar em contato conosco, através do Telefone, na opção de Conta, ou no Chat digitando Account not Available e depois selecionando a opção Não localizado. Na sequência, você poderá falar com um de nossos especialistas para fazer a reativação da sua conta.
É importante avisar que esse processo de reativação pode levar até um dia útil para ser finalizado.
4. Quantidade Inválida
Cada ativo possui uma quantidade específica que pode ser negociada e, caso a quantidade de negociação seja divergente, a Ordem será rejeitada.
Um exemplo: se o cliente tentar enviar uma Ordem de 100 quantidades para o ativo EASY4F, a sua Ordem será rejeitada, pois o ativo está sendo negociado no mercado fracionário onde só são aceitas Ordens com quantidades entre 1 e 99.
Uma dica para corrigir essa questão é verificar o número que aparece na boleta ao preencher o código de negociação do ativo. Se o número for 1, ele pode ser negociado em múltiplos de 1, se for 100, em múltiplos de 100.
Para entender mais sobre as quantidades, acesso o nosso Artigo sobre Lote Comum e Lote Fracionário.
5. Quantidade não disponível
As Ordens são rejeitadas quando o cliente tenta vender uma quantidade maior de ativos do que possui em custódia, deste modo, evitando que o cliente fique vendido na operação.
Caso deseje realizar uma operação vendida, é necessário aderir ao termo de Compra e Venda a Descoberto.
6. Risco
Dentro das validações realizadas pela NuInvest, existem as validações de Risco. Quando ocorre uma recusa desse tipo, o cliente não está de acordo com as regras de negociação da corretora, como saldo financeiro, Conta Margem ou posição no ativo.
Caso esteja operando alavancado, você pode consultar a sua Margem de Garantia acessando a plataforma do CEI (Canal Eletrônico do Investidor). E caso deseje consultar o motivo em mais detalhes, basta entrar em contato conosco, através do Telefone ou do Chat. No Chat, ao entrar, digite "Sem permissão”, vá até o último card do menu e escolha a opção Falar com Especialista.
7. Validade
Essa recusa acontece quando o investidor está tentando colocar uma Ordem com o vencimento superior a 31 dias na B3, ou quando o ativo possui uma data de vencimento e a Ordem enviada pelo cliente vencerá depois desta data.
Nesse caso, basta ajustar o vencimento da Ordem para uma data mais recente e o problema deverá ser resolvido.
8. Fora da Banda de Negociação
Existem limites acima e abaixo do preço do ativo onde é possível colocar o preço de uma Ordem. Caso o preço esteja fora desses limites, será exibido uma mensagem “Preço fora da banda”.
Será necessário ajustar o valor da Ordem para um preço mais próximo ao preço do último negócio ou cadastrar uma Ordem Stop.
Em alguns casos a rejeição pode estar relacionada com o fato do mercado estar fechado conforme o horário de negociação da Bolsa, ou o ativo inserido não existir.
9. Account not Available
Acesse o artigo sobre Account not Available para entender o motivo dessa rejeição e como liberar a sua conta.
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