O ajuste diário é um mecanismo que equilibra automaticamente a posição de compradores e vendedores no mercado futuro, ajustando financeiramente as contas dos participantes com base no preço de ajuste do dia.
O valor do ajuste diário é calculado com base no valor do contrato e em seu valor em pontos, que é fixo para cada tipo de contrato no mercado futuro. O valor do ajuste é divulgado pela B3 após o pregão.
Quando o preço de ajuste diário é maior do que o preço de abertura da posição ou o ajuste do dia anterior, quem está posicionado na compra recebe o lucro correspondente, enquanto quem está posicionado na venda paga o prejuízo. Por outro lado, quando os preços caem e o ajuste diário é menor do que o preço de abertura da posição ou o ajuste do dia anterior, quem está posicionado na venda recebe o lucro correspondente, enquanto quem está posicionado na compra paga o prejuízo. O crédito ou débito ocorre na conta do investidor no dia seguinte ao pregão.
O ajuste diário é importante porque ele gera o preço de ajuste de fechamento do mercado futuro e evita que o valor do ajuste acumulado dos contratos futuros dos clientes posicionados fique alto demais para pagamento no dia de vencimento, diminuindo o risco de inadimplência por parte do cliente e trazendo maior proteção para o mercado como um todo.
Importante: Se você zerou sua posição amanhecida ou intraday e está aguardando devolução da margem de garantia, porém voltou a operar futuros, a B3 poderá reter a garantia.
O seu feedback é super importante! Avalie se este conteúdo te ajudou na sua dúvida!