O pedido de portabilidade dos seus ativos na NuInvest pode ser feito para uma conta de mesma titularidade em outra instituição.
Porém, ressaltamos que, atualmente, não é possível realizar a transferência de custódia de Fundos de Investimentos NuInvest para a conta Nubank. Apesar de serem plataformas diferentes, a instituição para investir e acompanhar seus investimentos é a mesma.
A transferência dos ativos pode ser de forma total ou parcial e deve ser realizada diretamente pelo Portal NuInvest, totalmente on-line.
Veja abaixo o passo a passo de como fazer:
⚠ IMPORTANTE:
Vai transferir títulos de Renda Fixa?
Antes de fazer o pedido de portabilidade no Portal NuInvest, é necessário enviar para a nova corretora todas as notas de negociação de cada título que você vai solicitar a transferência.
Você pode fazer o download das notas no menu Mais > Relatórios > Notas de Negociação.
#1 - Como fazer o pedido:
- Acesse sua área logada no site da NuInvest;
- Entre no menu Mais > Movimentações > Transferência de Custódia;
- Escolha a opção Levar para outra corretora.
#2 - Produtos que podem ser transferidos:
- Tesouro Direto e Títulos Públicos;
- Renda Fixa Privada: CDB, LC, LCI, LCA, Debêntures, CRI, CRA;
- Renda Variável: ETFs, Ações, FIIs e BDRs;
- Fundos de investimento: só é possível fazer a portabilidade de fundos se a nova corretora tiver exatamente o mesmo produto em seu portfólio, portanto, fundos exclusivos não poderão ser transferidos. Lembrando que só é possível fazer a transferência do valor total de um fundo, nunca parcialmente.
- Previdência Privada: o pedido de portabilidade para transferência do valor deve ser feito diretamente na nova corretora.
#3 - Prazo e custos:
- O prazo regulamentar para a transferência, caso não haja nenhuma pendência, é de até 2 dias úteis após o recebimento da solicitação e a transferência é gratuita.
⚠ Fique atento! A transferência de títulos privados (LCI, LCA, CDB, LC, debêntures, COE, CRI, CRA) e títulos públicos (mercado secundário, letras financeiras e fundos de investimento) dependem da aceitação da corretora de destino e podem demorar um tempo maior que o informado. Para Renda Fixa, o prazo de 2 dias úteis só é válido se as notas de negociação forem enviadas para a nova corretora antes da solicitação.
#4 - Acompanhamento:
Você pode acompanhar o andamento do seu pedido de transferência no Portal da NuInvest.
- Acesse sua área logada no site da NuInvest;
- Entre no menu Mais > Movimentações > Transferência de Custódia;
- Vá até a área Acompanhar pedido;
- Clique no link Ver status.
- A atualização do status é feita em tempo real, e você poderá fazer o download do seu arquivo STVM ou Carta ANBIMA, no caso de pedido de transferência de Fundos de Investimento.
- Vamos te avisar por e-mail sempre que houver alterações no andamento do seu pedido.
#5 - Não se esqueça:
Para que o prazo de conclusão do seu pedido de transferência não se estenda para além do prazo regulatório de 2 dias úteis, fique atendo aos seguintes pontos:
- Você não poderá ter ativos em movimentação ou em fase de liquidação no período em que solicitou a transferência de custódia.
- Após enviar o seu pedido de transferência, evite fazer movimentações dos ativos que você solicitou a portabilidade, ou você estará sujeito à pena de multa de liquidação sob sua inteira responsabilidade, conforme as regras da B3, e não caberá à NuInvest nenhum custo ou penalidade.
- A transferência é baseada nas quantidades de cada ativo. Assim, o valor final transferido pode variar de acordo com oscilações de mercado no dia em que a transferência for concluída.
- Para concluir a transferência de seus ativos, seu cadastro na NuInvest deverá estar atualizado e sem nenhuma pendência, e sua conta não pode estar com saldo negativo.
- Certifique-se de que, mesmo já aberta, a conta da corretora de destino esteja ativa e habilitada para operar nos mercados de interesse.